sexta-feira, 30 de outubro de 2015

RIO DE JANEIRO: MUITO MAIS DO QUE UMA CIDADE OLÍMPICA – PARTE III - CONHECENDO A AVENIDA RIO BRANCO




 
Av Rio Branco

      No Centro você segue para Avenida Rio Branco. Também já se chamou Avenida Central. A inauguração da Avenida Central representou o marco da modernidade no Rio de Janeiro. Após a sua inauguração ela se tornou o ponto mais elegante e procurado da cidade, tanto pelas pessoas das classes mais altas como também pelos comerciantes de artigos de luxo e moda. As lojas eram maiores e bem mais espaçosas do que as lojas da Rua do Ouvidor.

Vista da Av Rio Branco


   
     Não bastasse o fato da Avenida Central ser mais larga e moderna, para a abertura da mesma, foi necessário demolir várias casas e cortar inúmeras ruas ao meio. E a rua do Ouvidor foi uma das que teve uma parte de seu trecho derrubado para dar passagem à nova avenida. A frase de uma revista de época retrata a situação futura em relação ao destino da Rua do Ouvidor: "Sobre teu destino pesa a melancolia das dinastias que se extinguem.  A Avenida Central já te ofusca".

 
Avenida Rio Branco

         Mas não foi assim, a nova Avenida tomou a dianteira, mas a Rua do Ouvidor continuou como um endereço nobre para comércio no século 20 e também endereço de grandes edifícios comerciais. Apesar de tudo a Ouvidor resistiu.

 
Teatro Municipal

    
      E seguimos pela Avenida Central, que passo a chamar de Avenida Rio Branco, seu nome atual.  A primeira atração cultural é o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Do outro lado da Avenida fica a Biblioteca Pública Nacional e atravessando de volta fica o Palácio Pedro Ernesto, onde funciona a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 

Biblioteca Nacional

 
      Depois dessa caminhada, inevitavelmente, você faz uma parada no Bar Amarelinho que fica no local conhecido por Cinelândia, ao lado da Câmara Municipal. Este lugar, a partir da década de 20, concentrou as melhores salas de cinema do Rio.

Bar Amarelinho
  

      No Amarelinho você bebe chope e come algum petisco. O preço não é exorbitante. Duvido muito que você consiga levantar. É o local preferido do pessoal do trabalho que saiu para almoçar e ainda  não voltou e também é muito frequentado por estrangeiros(as).
        O nosso tour só está começando. Acompanhe as nossas postagens porque "a chapa vai ficar quente".(*)

(*) Expressão muito utilizada no Rio de Janeiro que, dependendo do momento, significa  que uma determinada situação pode ficar melhor ou pior.  


Bar Amarelinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário