sábado, 17 de dezembro de 2022

A Arte e a preservação do meio ambiente




Olá. Na postagem de hoje falaremos sobre arte, saúde mental e a preservação do meio ambiente. Em 2018 tivemos a oportunidade de participar de uma oficina de mosaico, onde aprendemos a confeccionar diversas peças de artesanato utilizando materiais e ferramentas específicas para a confecção de mosaicos. Algum tempo depois iniciamos uma experiência com a produção artística de mosaico utilizando ferramentas improvisadas e alguns materiais recicláveis, principalmente embalagens plásticas. Após muitos erros e acertos conseguimos atingir o objetivo esperado que era produzir arte ajudando na preservação do meio ambiente.

O nosso foco era o material plástico. Por que? De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), todos os anos, de 8 a 13 milhões de toneladas de materiais plásticos acabam nos oceanos, ameaçando a vida marinha e a nossa, pois o plástico descartável se tornou um dos maiores desafios para nosso meio ambiente. O mais assustador é que conforme dados divulgados no Fórum Mundial de Davos de 2016, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes até 2050.

Vencida a nossa primeira etapa, que era verificar a viabilidade do uso do plástico como matéria-prima na produção de arte, outras ideias estão surgindo como a sugestão da criação de oficinas terapêuticas como instrumento de reabilitação em saúde mental nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), hospitais etc.

O que viabiliza essa proposta é o custo mínimo com material e ferramentas, já que o próprio usuário tem a possibilidade de possuir esses materiais em suas residências podendo aproveitar nas oficinas ao invés de descartar.

Em nossas primeiras produções artísticas utilizamos cola escolar, tintas utilizadas em atividades escolares tipo guache ou similar, agulha de crochê, pincel, palito de fósforo e um pequeno recipiente para água, podendo ser uma tampa de refrigerante ou água. Como material para a confecção das telas foram utilizadas embalagens plásticas de sorvete, iogurte, cosméticos, limpeza e cartões de crédito inutilizados.

A nossa última produção foi uma tela medindo 70cm x 50cm com o título "O peixe no mar de plásticos", onde utilizamos variados fragmentos de plásticos na sua confecção a fim de representar as consequências do uso descontrolado do plástico na vida marinha.

Tivemos a iniciativa de inscrever a tela no último edital Olhares do Brasil, do Instituto Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), que tinha como objetivo divulgar artistas brasileiras/os que apresentassem temas relacionados a Direito Humano em suas obras para serem utilizadas no Relatório Luz VII.

No último dia 10 de dezembro de 2022, fomos agraciados com a notícia de que a nossa tela foi selecionada entre as 17 obras que irão ilustrar as páginas do VII Relatório Luz, que será exibido no Fórum Político de Alto Nível Sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, em 2023.
Abaixo o link com as obras selecionadas:

https://www.instagram.com/p/CmO7wtALmff/?igshid=YmMyMTA2M2Y=


Esse resultado já começa a demonstrar que a nossa iniciativa está seguindo um caminho promissor.

Abaixo segue o material que estamos utilizando para produzir arte.



Um abraço.










Nenhum comentário:

Postar um comentário