Olá. Para finalizar as nossas postagens de 2018 a nossa sugestão de leitura, como não poderia ser, é de uma história em quadrinhos(HQ).
Limiar: Dark Matter, de Luciano Salles. Na verdade não conhecia o trabalho do Salles, mas em decorrência de uma atividade realizada no quarto semestre na disciplina Teorias Humanistas do curso de Psicologia que por hora estou cursando, fui apresentado a última HQ do Luciano Salles.
Embora não tenha sido intencional, Limiar: Dark Matter faz parte de uma trilogia. As ações passadas nas obras anteriores indicam que a trama se situa em um mesmo universo, como diria Salles, caótico.
A HQ se desenrola com a morte do integrante de um grupo de três amigos ou confrades, como se tratam. Com a morte de Amarício os outros dois amigos, Nádio e Carino, irão subverter a ordem do status quo vigente em busca de vingança por meio da memória do amigo.
A Dark Matter é uma “potente e antiga substância psicoativa”. A quebra de regra ocorre através da ingestão de Dark Matter, que os levam a sair da inércia e a reencontrar o já falecido amigo.
É uma vingança contra o sistema, contra o conformismo, a partir do momento que os personagens resolvem interromper a ingestão de suas doses de metais representativos diários (antidepressivos? controle social? repressão?) e a atirar para todos os lados usando apenas os seus dedos.
Enfim, o trabalho, foi realizado em grupo e tinha por objetivo relacionar a HQ com as ideias discutidas nas aulas, abordando a Logoterapia, de Viktor Emil Frankl.
Alunos(as) de Psicologia da UFPel |
Bom, explicando rapidamente, a Logoterapia é um sistema teórico - prático criado pelo psiquiatra, psicólogo e filósofo Viktor Emil Frankl, que se tornou conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual relata suas experiências nos campos de concentração de Auschwitz e Dacha. A partir daí ele constrói as bases de sua teoria.
Como o objetivo desta postagem é abordar a HQ do Salles, não entramos em detalhes sobre a obra de Frankl, pois no decorrer de 2019 teremos a oportunidade de comentar.
O termo "logos" é uma palavra grega que significa "sentido". Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido" (Frankl).
"Para a Logoterapia e Análise Existencial, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano"... "A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o ser humano como um ser orientado para o sentido". (Frankl).
"Para a Logoterapia e Análise Existencial, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano"... "A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o ser humano como um ser orientado para o sentido". (Frankl).
Abaixo segue o link com a matéria sobre o trabalho dos estudantes de Psicologia da UFPel com a HQ do Salles.
Boa leitura e Feliz 2019.
O Historiador Tarimbeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário