sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Soldier Studies. Crossdressing in der Wehrmacht



     Olá. Estamos de volta. Após um período de descanso retomamos as nossas postagens com sugestões de leituras e outras abordagens de importância histórica.


E como primeira sugestão de leitura apresentamos Sammlung Martin Dammann, um artista alemão, colecionador de fotos de guerras, autor do livro Soldier Studies. Crossdressing in der Wehrmacht, 2018, da editora Hatje Cantz, publicado em alemão e inglês.


Dammann é de Berlim. O artista fazia uma pesquisa sobre a vida dos homens que serviam durante o Terceiro Reich quando se deparou com fotografias de militares vestidos com roupas de mulheres. O  livro é resultado de uma longa pesquisa com esse material, onde o tema são fotografias de militares do exército alemão travestidos de mulheres.

      Após vários  anos juntando imagens de fotógrafos amadores, o autor produziu um livro que coloca luz sobre o assunto.

    Dammann começou a pesquisa no Arquivo de Londres sobre Conflitos Modernos e prosseguiu na coleta à procura de fotografias similares nos outros exércitos. A coleção de Dammann também tem fotos  de soldados britânicos e americanos vestidos de mulher.
A partir do material coletado ele observou uma surpreendente  frequência com que os militares aparecem fotografados travestidos de mulheres.
O autor destaca que apesar de ser comum  em todos os exércitos, na Segunda Guerra Mundial, essas imagens eram frequentes nos álbuns de fotografias alemães.


Segundo Dammann, é surpreendente até porque a homossexualidade era um crime na Alemanha nazi, sendo considerada um fator de desmoralização das tropas e punível com pena de morte. Consequentemente qualquer manifestação que demonstrasse um comportamento “inaceitável” poderia terminar mal.
  No entanto, muitas das fotografias pesquisadas estão relacionadas a  festas de carnaval, onde os militares apresentavam um argumento convincente para poderem travestir-se.


  Em algumas ocasiões o uso de roupas femininas manifestava-se em circunstâncias que nada tinham que ver com o carnaval. Por ocasião de espectáculos organizados em unidades da linha frente, onde não havia mulheres, os homens desempenharam papéis femininos. Era comum também quando tropas alemãs tomavam posse de uma aldeia ou cidade  os seus soldados pilhavam os guarda-roupas das mulheres locais.


   Dammann baseado nas imagens e na documentação recolhidas destaca que, "mesmo se a maioria dos soldados era heterossexual, transparecem [nas fotografias] orientações homo ou transsexuais com invulgar nitidez".
       Por fim é um tema polêmico que levanta várias possibilidades.
     Boa leitura.
     O Historiador Tarimbeiro


     Fonte:
     Rede de Televisão de Portugal, 15 Nov 2018.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário