terça-feira, 5 de dezembro de 2023

UMA HOMENAGEM A FRANTZ FANON

                      Tela produzida a partir de embalagens 

Olá.  Voltamos.  Na nossa postagem de hoje destacamos um trabalho de arte a partir da reutilização de embalagens plásticas e outros materiais que normalmente descartamos. Na postagem anterior nós detalhamos a nossa iniciativa de produção de arte sustentável.  A tela em destaque é uma homenagem a Frantz Fanon (1925-1961). Nascido na Martinica (que ainda está sob domínio da França), Fanon é um  dos pensadores mais   importantes   do   século   XX.   Médico psiquiatra, filósofo, cientista   social   e revolucionário,  sua  obra  colaborou para  os  movimentos  sociais  e  políticos  na África  e  na Diáspora Africana.


Frantz Fanon

O primeiro livro de Fanon, "Pele negra, máscaras brancas" é um dos textos mais importantes dos movimentos de luta antirracista desde sua publicação, em 1952 e havia sido rejeitado por seu orientador como manuscrito de conclusão de curso. No livro, Fanon faz uma longa exposição de como o racismo opera em termos materiais e simbólicos, com angustiantes efeitos não só para as pessoas negras, mas para toda a sociedade — inclusive para pessoas brancas. Nessa obra, ele também mostra os limites de se lidar individualmente com a questão do racismo: seja pela tentativa de assimilação ou pela afirmação da diferença, afirma Fanon, o universal continua sendo “o branco”.


Uma outra obra importante de Fanon  é “Os condenados da terra”. Produzida durante a guerra na Argélia, Fanon destacou  que a colonização sempre é um processo violento e que desumaniza o colonizado, negando-lhe seu passado, sua essência e seus valores. “O colonialismo não é uma máquina de pensar, não é um corpo dotado de razão. É a violência em estado de natureza”. Fanon denunciou o conteúdo  ensinado na França a respeito dos povos colonizados a partir de teorias metropolitanas que os associavam à inferioridade e à agressividade. Em um destes estudos, o nativo norte-africano aparece como quase desprovido de córtex cerebral ou, em outro, o africano é comparado a um europeu lobotomizado.  Segundo vários especialistas franceses da época, era que a estrutura mental do africano o predispunha a ser quase um animal. 


Qual a importância dos conceitos discutidos por Fanon? Através de suas contribuições clínicas, teóricas e críticas, ele se propôs a oferecer  respostas às adversidades provocadas pelo racismo. O pensamento de Fanon, combinando medicina, psicanálise e filosofia, é obrigatório na compreensão de como os desdobramentos da ideia de raça e do colonialismo influenciam a vida social ainda hoje. Embora sua vida bastante curta, Fanon se tornou um elemento fundamental no estudo sobre o colonialismo, o racismo, a psique e as formas de subjetivação da pessoa racializada e as respostas possíveis aos traumas provenientes dessa condição, redesenhando o sentido do ser negro.

 Por fim,  falaremos sobre a constituição da tela em si,  que foi produzida a partir da reutilização embalagens de sobremesas geladas de chocolate e doce de leite, na composição do rosto, frascos pretos de produtos de beleza na composição do cabelo, frascos vermelhos de catchup na composição do fundo da tela,  frascos de sorvetes nas cores azul de tonalidades diferentes na composição do terno e finalizando com o que emprego de cartões financeiros inutilizados na construção da gravata. 

Embalagens de plástico


                            Cartões de financeiros

Tela em exposição na feira de artesanato do Mercado Municipal de Niterói, Río de Janeiro, Brasil.

No meu  instagram é  possível conhecer algumas outras telas produzidas com a mesma técnica. 

Até a próxima postagem.


https://www.instagram.com/julioxavier.mosaico/


Referências:

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Editora Zahar, edição 2022.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas Salvador: EdUfba, 2008.

FAUSTINO, Deivison Mendes. Frantz Fanon: Um revolucionário, particularmente negro. São Paulo: Editora Ciclo Contínuo, 2018.






Nenhum comentário:

Postar um comentário