segunda-feira, 20 de junho de 2016

VOCÊ JÁ UTILIZOU UM LEITOR DE LIVROS DIGITAIS EM TRANSPORTE PÚBLICO?



 

     Na minha postagem de hoje vou comentar sobre a importância de possuir  um leitor de ebook. Tenho observado no metrô do Rio e em outros lugares, que muitas pessoas que utilizam o transporte público para se deslocar, seja para o trabalho ou outras atividades, e que muitas vezes são percursos que duram até 1 hora de viagem, usam jogos ou redes sociais de seus tablets, smartphones e telefones celular, para passar o tempo. O fato é que  a bateria desses equipamentos não suporta e   se descarregam. A minha sugestão, que vai de encontro aos interesses dos editores de livros e gráficas, é experimentar os leitores de ebooks. O que é um ebook? E o que é um leitor de ebook? para encurtar a explicação, digo que é um equipamento menor que um tablet e maior ou igual a um smartphone, que tem a função de ler livros ou qualquer arquivo em word, pdf, jpeg etc.

Na Europa e EUA esse equipamento é muito utilizado, por sua praticidade, principalmente para quem gosta de ler em qualquer lugar ou situação. (metrô, trem, ônibus, táxi, barca, fila etc.)
        Depois de ler muito sobre o assunto, em 2015 tomei coragem e comprei um ebook Kindle da Amazon pela internet. Custou cerca de R$ 280,00 na promoção.
       Comprei o mais simples para  experimentar e gostei. Barato, prático e cumpre a finalidade.  Existe uma variedades de ebook com muitos recursos. Eu também comprei pelo site da Amazon livros digitais, que o preço sai mais em conta. O meu Kindle, apesar de simples, tem um dispositivo que acessa a rede Wi- fi. Até o final  deste ano, pretendo comprar um Kindle Paper White, da Amazon. A bateria pode durar até 3 semanas sem recarga. Mas não vou me desfazer do outro Kindle.


Após alguns meses  confirmei a praticidade do equipamento. Todos os meus arquivos em pdf (livros digitais,  artigos acadêmicos e apostilas) estão no Kindle. Em fevereiro fiz a "prova de fogo" no metrô do Rio de Janeiro. Perfeito! O Kindle cabe na palma da mão e conforme você vai se familiarizando com o manuseio do equipamento, você consegue segurar com os quatro dedos e utilizando o polegar, você muda de página ou executa outras funções, ou seja você utiliza somente uma das mãos para ler em pé em um transporte público lotado. O meu Kindle tem capacidade de 3GB e tem autonomia de cerca de cinco a dez dias sem precisar de carga. O interessante é que enquanto você baixa os documentos o equipamento é simultaneamente  carregado. Atualmente eu tenho 698 arquivos em pdf entre livros, apostilas e artigos acadêmicos. Eu achei uma excelente opção para quem vê como um transtorno abrir, ler, mudar de página e guardar um livro em um transporte público lotado.




Se a sua viagem leva meia hora ou mais e você viaja em pé, não adianta se lamentar, se a situação não vai mudar. Transforme seu "sofrimento" em conhecimento! Com um Kindle na mão você pode estudar idiomas, provas de concursos, matérias de provas da faculdade e ler textos para auxiliar na sua monografia. A vantagem do Kindle está na eliminação da necessidade de levar uma pilha de textos para a faculdade. Quem faz faculdade sabe do que estou falando. Encher a mochila ou bolsa com um monte de textos para cada disciplina. Boa parte desse material tem arquivo pdf e você pode ler quando desejar sem o transtorno de puxar um monte de papéis da bolsa.
Coloquei um link com a Amazon, onde você pode verificar o preço atual e pesquisar dentro de suas possibilidades outros modelos, além de comprar livros online. Mas procure em outros sites que você pode encontrar preços mais atraentes. Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário