terça-feira, 31 de maio de 2016

RIO DE JANEIRO: MUITO MAIS DO QUE UMA CIDADE OLÍMPICA – PARTE VIII – CONHECENDO OS BAIRROS DO SUBÚRBIO DO RIO

                   
     

Exposição de coleções de brinquedos
       




Acredito que o seu turismo no centro do Rio já está ficando entediante. As mesmas visitas aos mesmos cartões postais e casas de entretenimento. Mas se você não está satisfeito e deseja conhecer o Rio além da Zona Sul e Centro, está na hora de tomar coragem e desbravar os subúrbios com segurança.  O transporte público é o meio mais seguro de se conhecer a cidade. Para quem não conhece muito os subúrbios do Rio, os transportes mais cômodos são o trem e o metrô. Todos passam pelo Centro do Rio. O metrô inicia o seu trajeto na Zona Sul e  termina na zona norte.  Já os trens possuem um percurso bem longo seguindo por vários bairros e outras cidades da região metropolitana.  
       







         Durante a semana, experimente o metrô e conheça o bairro da última estação. Procure utilizar o metrô e trem entre os horários das 10 horas até as 15 horas, de segunda a sexta. No sábado e no domingo é mais tranquilo. 





         A estação da Pavuna, que é um bairro da Zona Norte  do Rio de Janeiro, faz divisa com o município de São João de Meriti. O bairro possui uma das maiores populações dentre os bairros cariocas. Possui um comércio, onde vale a pena visitar a famosa “feirinha da Pavuna”. A feira da Pavuna acontece há mais de 50 anos e ganhou fama no Brasil ao ser cantada pela sambista Jovelina Pérola Negra. Ocupa cerca de 200 metros e reúne dezenas de barracas. Vende alimentos, discos, sapatos, roupas etc.



Peças diversificadas para venda
      

         Uma outra opção é visitar a feira de Acari que funciona no domingo ao lado da estação do metrô. Acari é o bairro com o terceiro menor Índice de Desenvolvimento Humano da cidade e possui a segunda menor renda da cidade. 



    


     Seu IDH, no ano 2000, era de 0,720, o 124º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, mas não se assuste com essas estatísticas, o bairro está em processo de crescimento.  A feira de Acari tem uma diversidade de “coisas” que você vai se surpreender. 


      A feira de Acari tem sido chamada pejorativamente de “feira da robauto”, por conta de alguns produtos, principalmente, de auto peças de origem duvidosa que eram vendidos na feira. Essas ações estão sendo combatidas constantemente pela fiscalização da Prefeitura e da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. 


    Boa parte do material exposto pelos vendedores tem origem lícita e muitas vezes de famílias que resolvem se desfazer de móveis, quadros, panelas, xícaras, livros, fotografias, carrinhos de bebê, brinquedos, roupas, geladeiras, fogões, rádios, ferramentas e inúmeros outros objetos inusitados. 







       A feira também é muito frequentada por colecionadores de outros bairros. Acari seria o último recurso em busca de completar suas coleções. Antes de retornar para o metrô, você pode tomar um chopp no tradicional Bar do Zica, que fica em frente a estação.





         Por conta da feira, o bar fica superlotado aos domingos, mas sempre tem lugar no cantinho. 

  







Nenhum comentário:

Postar um comentário