sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

"LIMIAR: DARK MATTER" E A LOGOTERAPIA



Olá. Para finalizar as nossas postagens de 2018 a nossa sugestão de leitura, como não poderia ser, é de uma história em quadrinhos(HQ).
Limiar: Dark Matter, de Luciano Salles. Na verdade não conhecia o trabalho do Salles, mas em decorrência de uma atividade realizada  no quarto semestre na disciplina Teorias Humanistas do curso de Psicologia que por hora estou cursando, fui apresentado a última HQ do Luciano Salles.  

Embora  não tenha sido  intencional, Limiar: Dark Matter faz parte de uma trilogia. As ações passadas nas obras anteriores indicam que  a trama se situa em um mesmo universo, como diria Salles, caótico.
A HQ se desenrola com a morte do integrante de um grupo de três amigos ou confrades, como se tratam. Com a morte de Amarício os outros dois amigos, Nádio e Carino, irão subverter a ordem do status quo vigente em busca de vingança por meio da memória do amigo.
A Dark Matter é uma “potente e antiga substância psicoativa”. A quebra de regra ocorre através  da ingestão de Dark Matter, que os levam a sair da inércia e a reencontrar o já falecido amigo.
É uma  vingança contra o sistema, contra o conformismo, a partir do momento que os personagens resolvem interromper a ingestão de suas doses de metais representativos diários (antidepressivos? controle social? repressão?) e a atirar para todos os lados usando apenas os seus dedos.

Enfim, o trabalho, foi realizado em grupo e tinha por objetivo relacionar a HQ com as ideias discutidas nas  aulas, abordando a Logoterapia, de Viktor Emil Frankl.

Alunos(as) de Psicologia da UFPel
Bom, explicando rapidamente, a Logoterapia é um sistema teórico - prático criado pelo psiquiatra, psicólogo e filósofo Viktor Emil Frankl, que se tornou conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual relata suas experiências nos campos de concentração de Auschwitz e Dacha. A partir daí ele constrói as bases de sua teoria.
Como o objetivo desta postagem é abordar a HQ do Salles, não entramos em detalhes sobre a obra de Frankl, pois no decorrer de 2019 teremos a oportunidade de comentar.


O termo "logos" é uma palavra grega que significa "sentido". Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido" (Frankl).
"Para a Logoterapia e Análise Existencial, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano"... "A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o ser humano como um ser orientado para o sentido". (Frankl).

Abaixo segue o link com a matéria sobre o trabalho dos estudantes de Psicologia da UFPel com a HQ do Salles.




Boa leitura e Feliz 2019.
O Historiador Tarimbeiro.


sábado, 17 de novembro de 2018

A biografia do diplomata brasileiro Mario Gibson Barboza


Olá.
Na nossa postagem de hoje abordaremos o livro de um diplomata brasileiro que teve uma atuação destacada na política externa brasileira na década de 70.
"Na diplomacia, o traço todo da vida",  em sua 2a edição de 2002 foi revisada e ampliada. É uma  autobiografia onde o autor discorre sobre sua carreira como diplomata. Mais do que narrar sua atividade como diplomata, Gibson relata fatos relevantes da história da diplomacia brasileira.

Eu tenho esse livro na estante faz algum tempo, mas só recentemente manifestei interesse na sua leitura.  Ganhei do meu falecido irmão que trabalhou algum tempo com o escritor Paulo Coelho. Em 2002 Gibson disputou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras com Paulo Coelho e o interessante é que o livro tem uma dedicatória de Mario Gibson Barboza a Paulo Coelho e sua esposa Cristina. Não sei como chegou, mas foi um presente e o livro está comigo.

Agora vamos falar sobre o conteúdo do livro. Com a atual importância do Brasil no cenário internacional achei importante resgatar essa temática.
Então aos fatos!
O diplomata Mario Gibson Barboza era pernambucano, nasceu em 13 de março de 1918 é iniciou a carreira de diplomata em 1940 e veio a falecer em 2007. Seguiu todas as sequências de promoções da carreira de diplomata, servindo nos EUA, Paraguai, Itália, Inglaterra, Grécia, ONU, Áustria e participou de várias outras missões diplomáticas. Em 1969  foi convidado pelo general presidente Emílio Garrastazu Médici para o cargo de Ministro das Relações Exteriores permanecendo até 1974.

Visita oficial ao Quênia com Jomo Kenyata

Durante esse período a frente do Itamaraty, Gibson atuou na resolução de diversas questões diplomáticas envolvendo países  como Portugal, Argentina e Paraguai.
No livro, o então  Ministro Gibson Barboza relata também uma viagem realizada a vários países do continente africano seguindo as orientações da política  externa do general Médici que visava ampliar as relações do Brasil com a África. Nessa oportunidade, contrariando os interesses de Portugal,  viabilizou acordos comerciais com Angola e Moçambique, países que ainda estavam sob administração colonial portuguesa.
Aassinando acordos na Costa do Marfim

Um fato de destaque no livro de Gibson foi ter sido o primeiro Ministro das Relações Exteriores da História do Brasil a visitar vários países da América Central além da Guiana e Suriname.
Em 1980, durante o Simpósio Argentino-Brasileiro, Mario Gibson declarou ser a favor da identidade latino-americana na luta por uma ordem mundial mais justa e condenou a postura dos países desenvolvidos de restringir a participação dos países em desenvolvimento na discussão de problemas internacionais. De acordo com o pronunciamento de Gibson o Brasil mantinha uma "atração globalista, em íntima cooperação com os países em desenvolvimento e, simultaneamente, em intenso diálogo com os países altamente desenvolvidos".
Visita oficial ao Senegal condecorado por Leopold Senghor

Ao finalizar o livro Mario Gibson apresenta suas restrições a  proposta dos EUA na criação da área de livre comércio das Américas, a ALCA e ao mesmo tempo  manifesta a necessidade de se consolidar e expandir o MERCOSUL. O diplomata também trata da importância do Brasil se empenhar  para ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.



Embaixador em Londres com o colar da Grã Cruz da Ordem de St. Michael e St. George

Considero que para se entender o processo de evolução da política externa brasileira é fundamental a leitura dos relatos de um diplomata gabaritado como Gibson Barboza.
Boa leitura.


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

V DE VINGANÇA


      Olá. Estamos compartilhando mais uma de nossas leituras. A sugestão da postagem de hoje é de uma HQ, o "V de Vingança". É a história do anti-herói mascarado que realiza ações violentas contra o governo fascista que se instalou na Inglaterra em um futuro distante onde não existe liberdade e a cidadania é relativa. Apesar de sua adaptação para o cinema, o quadrinho apresenta um conteúdo mais envolvente. 


     O filme, dentro das devidas proporções, aborda o conteudo da HQ, no entanto apresenta uma romantização. Já na HQ a narrativa da história é mais profunda ao abordar conceitos como anarquismo, fascismo, totalitarismo, cidadania, corrupção, segurança, homossexualidade e liberdade.
    Por fim, acreditamos que a sua leitura é oportuna.
    Até a próxima.

    O Historiador Tarimbeiro


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

FOTOS RARAS DO EXÉRCITO ALEMÃO DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    Olá.
   Dando prosseguimento ao compartilhamento de fotografias do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, na postagem de hoje vou disponibilizar um álbum completo, ou quase completo. Para os interessados na pesquisa do tema é uma grande oportunidade para conhecer o cotidiano da tropa, seus uniformes e  equipamentos. Escolhi aleatoriamente o álbum 23. Ele possui 350 fotografias, mas só consegui disponibilizar 101 fotografias.  Não fiz a tradução da capa.